Entidade Promotora

1. O Primeiro Concurso Edit On Web de Jornalismo Comunitário é uma iniciativa da Edit On Web, um portal que se apresenta com uma nova proposta de conteúdos e produtos no mercado editorial e de informação científica e artística agilizando a comunicação entre sociedade civil, escritores, investigadores e entidades de I&D. Publica online livros, artigos e teses, assim como um webjornal dedicado às temáticas da ciência e da cultura.

Objectivos

2. Este primeiro Concurso Edit On Web de Jornalismo Comunitário tem como principal objectivo a promoção e divulgação da cultura e história locais, bem como de novas perspectivas críticas destas. Através da promoção do jornalismo comunitários (e regional), a Edit On Web propõe-se a divulgar uma nova consciencialização da cultura e identidade locais, vivas e específicas, bem como o seu enquadramento e relevo dinâmicos numa sociedade em constante mudança.
3. Reforçando o conceito de jornalismo regional, o Concurso procurará formar um ponto de convergência para visões locais de uma determinada região, bem como a sua projecção e exposição a um nível nacional, com a independência de pensamento, originalidade e criatividade a assumirem um papel decisivo na intervenção jornalística.

Âmbito e Temáticas

4. O âmbito dos trabalhos apresentados a concurso deverão debruçar-se sobre a cultura local nas suas múltiplas vertentes, desde que contextualizados numa perspectiva que conjugue a visão histórica com aspectos contemporâneos da região, e que lhe são próprios e intrínsecos. Algumas das temáticas abordadas passam pela execução de reportagens ou artigos relativos a vivências individuais representativas do quotidiano de uma região, bem como ex-libris locais relevantes para a construção de uma identidade regional própria.
5. Contextualizando a cultura local numa perspectiva mais global e abrangente, as peças poderão adoptar uma visão historicista que passará pela Iconografia (quanto à interpretação de imagens; por exemplo, interpretações de vitrais de igrejas), Etnografia (usos, costumes, lendas e tradições) ou a Toponímia (nomenclatura e etimologia dos nomes). De igual forma, será igualmente possível fazer uma abordagem humana mais próxima das gentes locais, bem como das suas vivências, dando primazia à sua relevância para a identidade da região.
6. A criação de conteúdos poderá assumir o formato de reportagem (acompanhada ou não de fotografias) ou artigo de divulgação versando sobre uma determinada temática específica. Notícias de eventos deverão preferencialmente ser contextualizadas num âmbito mais abrangente, em relação à sua história subjacente e repercussões culturais presentes e passadas. Testemunhos pessoais e declarações são também importantes, mas entrevistas individuais não serão aceites a menos que estejam integradas no corpo do texto de forma relevante.

Regulamento

7. Serão elegíveis para a participação no Prémio de Jornalismo Comunitário todos os cidadãos de nacionalidade portuguesa acima dos 18 anos.
8. Cada participante poderá entregar apenas um texto individual de natureza jornalística. Fotografias tiradas à parte para ilustrar ou complementar o texto não serão consideradas trabalhos isolados.
9. As peças não deverão ultrapassar os 5000 caracteres (incluindo espaços), com o texto formatado na fonte Verdana, tamanho 12 em páginas A4. Na primeira página, deverá estar claramente identificado o autor e título do artigo, bem como o espaço geográfico a que se dedicará o artigo. No caso das fotografias serem tiradas por outra pessoa, a sua identificação e autoria devem também estar especificadas de forma clara na primeira página do trabalho.
10. O número de fotografias ligadas ao artigo não deverá ultrapassar as três, podendo estar incorporadas no corpo do texto ou estar impressas à parte deste.
11. O trabalho deverá ser enviado por e-mail até ao dia 30 de Junho de 2007 através do endereço electrónico: info@editonweb.com, com o assunto I Prémio Edit on Web de Jornalismo Comunitário.
12. A peça deve ser da autoria do participante. Qualquer prova de fraude ou plágio originará a exclusão imediata do participante.
13. Quaisquer despesas efectuadas pelo participante, tendo em vista a preparação, pesquisa ou trabalho de campo associado à elaboração da peça, é inteiramente da sua responsabilidade e a Edit on Web não se compromete a contribuir para estas despesas ou a providenciar quaisquer materiais para a elaboração da peça.
14. Ao submeter o seu material para o concurso, o vencedor cede à Edit on Web o direito de reprodução do texto submetido em qualquer forma ou meio, impresso ou digital. As peças (incluindo texto e fotos) não serão devolvidas aos participantes.

Avaliação

As peças jornalísticas serão avaliadas individualmente e segundo os seus próprios méritos, independentemente da temática ou região escolhidas. Os seus parâmetros de avaliação incluem:

1. Correcção do registo jornalístico;
2. Diversidade e correcção de fontes utilizadas na peça;
3. Interesse e relevância da temática escolhida;
4. Adequação do registo;
5. Presença ou alusão a um dos muitos sentidos do conceito de comunidade.

Prémio
15. Ao vencedor do concurso será atribuído um prémio de unidades de crédito para navegação em conteúdos pagos no portal da Edit on Web equivalente a um montante de 50 euros, bem como a publicação do seu artigo com mérito de destaque no webjornal da Edit On Web. O vencedor poderá ainda ser solicitado para colaborar com a Edit on Web tanto no webjornal, como na rubrica Leitor- Repórter.
16. Para além da peça premiada, as outras melhores peças serão também alvo de destaque no webjornal da Edit On Web, repartindo-as por regiões. A organização deste conteúdo está exclusivamente ao encargo da Edit On Web.
17. Daremos ainda a visibilidade à peça premiada através da sua divulgação junto de outros media nacionais e brasileiros.