28 agosto 2006

Caro designer,

A boa receptividade conseguida pelos dois volumes do livro “Marcas & Trademarks” (editados por Gustavo Gili), quer junto dos profissionais do sector quer junto do público em geral, dá-nos ânimo de iniciar uma nova edição dedicada ao trabalho realizado em Portugal na área do design corporativo.

Estes livros têm a particularidade de serem editados somente a uma cor e pretendem expor as tendências actuais do design gráfico na realidade portuguesa.

O lançamento do próximo volume está previsto para o Outubro de 2006.

Reconhecendo o vosso trabalho e experiência profissional nesta área em particular, seria para mim um prazer contar com a vossa participação neste novo projecto. Necessito, para isso, que me remetam os logótipos desenhados pelo vosso estúdio/agência entre os anos de 2000 e 2005, acrescida da seguinte informação.

1. Versão a Preto e Branco da marca. Não são necessárias as versões cromáticas, os esquemas de construção, etc.;

2. Uma pequena ficha, onde constem os dados relativos a:

2.1 Data de projecto » Ano em que foi terminado, tendo em consideração que o início do mesmo terá que ter sido posterior a 1 de Janeiro de 2000;

2.2 Nome completo do cliente » Incluindo, se for caso disso, a razão social da empresa: SA, Lda., etc.;

2.3 Objectivo da marca » Qual o tipo de negócio, o evento, ou actividade a que se destina;

2.4 Autoria, nome exacto » Nome pelo qual o autor quer assinar, seja como empresa, individual ou ambos;

2.5 Colaboradores » No caso de existirem, e se considera relevante mencioná-los.

2.6 Morada física e endereço electrónico do autor » Os vossos dados de direcção postal, telefone, e-mail e página web.

Aquando o envio da informação, deverá ser escolhida uma das seguintes opções:

– Imagens:

1. Documento Freehand Mx ou inferior com o texto convertido a paths; (opção preferida)

2. ou, JPG a 300 dpi em tamanho A5;

3. ou ainda, TIFF a 300 dpi em tamanho A5;

– Texto: Documento Word

Informo que a data limite para a entrega de trabalhos é o próximo dia 4 de Setembro de 2006. Para o efeito, deve/devem enviar a documentação atrás referida para o(s) endereço(s) a seguir indicado(s):

marcas.pt@gmail.com

Agradeço, por favor, que não enviem documentos que excedam 5 Mb. Se assim for, gravem a informação num CD e remetam para – Rua António Passaporte, n.º 15, 1.ºA, 2780-417 Oeiras, Portugal – A/C Inês Reis. Em caso de existirem dúvidas/problemas no envio do mesmo, não hesitem contactar para o n.º 963 844 202 (Inês Reis).

Apesar de estar à sua/vossa inteira disposição, informo que para qualquer dúvida ou esclarecimento adicional, pode/poderão entrar em contacto a Inês Reis, elemento da minha equipa responsável pela coordenação deste projecto. Informo também que, a partir de agora, qualquer dúvida ou contacto deverá ser colocada, preferencialmente, por correio electrónico.

Aproveito também para esclarecer que a sua/vossa participação neste projecto é entendida como uma autorização implícita para divulgar os seus trabalhos nesta publicação.

Por último, e respondendo desde já a uma questão que possivelmente já terá sido levantada por alguns de vós, informo que esta participação é inteiramente gratuita e, consequentemente, não tem nenhum custo para os designers participantes. Inclusive, a editora Gustavo Gili fará um acordo preferencial com os designers que participaram neste projecto e que pretendam adquirir cópias desta obra.