14 novembro 2006

O mais recente concorrente directo do iPod chegou hoje às lojas norte-americanas.

O Microsoft Zune, que deverá chegar à Europa apenas em 2008, nasce para travar uma guerra digital com o fenómeno e líder do mercado de leitores multimédia, da Apple.

Ainda antes de ser lançado, o Zune começou a conquistar a reputação de “iPod Killer” e chega agora na sua primeira versão, disponível apenas nos Estados Unidos, por 250 dólares, com 30 gigabytes de disco, capacidade suficiente para armazenar até 7.500 músicas, 25.000 fotografias ou 100 horas de vídeos.

Na Europa, a Microsoft confirma que vai ser lançado um modelo “mais europeu”, diferente do americano. Até lá, os consumidores europeus interessados poderão adquirir o Zune online a través dos sites da Target, Best Buy, Circuit City ou Wal-Mart.

Um das novas características do Zune, que o diferencia, à partida, dos iPod’s, é a função wireless (Wi-Fi), que permite aos utilizadores dos leitores da Microsoft trocar ficheiros entre si.

Seguindo os mesmos passos da Apple com o iTunes, a Microsoft tem preparado o lançamento simultâneo de uma loja online – Zune Marketplace -, a montra de vários milhões de canções, que podem ser adquiridas, individualmente, por um dólar, ou através de uma assinatura mensal, de 15 dólares, com downloads ilimitados.

Em termos comparativos, o Zune ganha ao iPod, além da funcionalidade Wi-Fi Zune-To-Zune, em termos de tamanho de ecrã (maior) e incluir um sintonizador de rádio.

O Zune perde para o iPod no campo do peso, por ser mais pesado, e na duração da bateria, inferior à do leitor da Apple.

A Microsoft perde ainda para a Apple em termos de conteúdos, já que o Zune Marketplace não venderá, para já, vídeos, filmes, livros áudio ou jogos, produtos que o iTunes tem disponíveis online.

Para os analistas, a Apple continuará a manter a sua posição dominante pelo menos durante os próximos 18 meses, tempo que servirá para os utilizadores conhecerem o novo leitor e para a Microsoft desenvolver novas características.

O primeiro grande “round” na batalha Zune vs iPod trava-se nos EUA, este Natal.