06 março 2007
leituras: lóbi – uma questão em aberto
Numa altura em que a discussão sobre o lóbi se transformou num tema candente na sociedade portuguesa, Martins Lampreia, o único consultor português acreditado como lobista no Parlamento Europeu, lança o seu último livro “ABC do Lóbi”, através da Texto Editores.
Apesar do lóbi ainda ser visto com alguma desconfiança em Portugal, esta é uma actividade comum nos países democráticos e industrializados, onde trouxe inúmeras vantagens para a transparência nas relações entre os poderes públicos e a sociedade civil.
O “ABC do Lóbi”, o segundo livro do autor a abordar esta temática, propõe, em formato de bolso, clarificar e desmistificar os tabus associados à actividade, apresentando as melhores práticas da sua aplicação.
No seu primeiro livro “Lóbi – Ética, técnica e Aplicação”, lançado em finais de 2005, Martins Lampreia abordava de forma mais aprofundada os aspectos técnicos do lóbi e referia a situação portuguesa, caracterizada por uma opinião pública pouco informada e para quem esta prática é sinónimo de cunha ou tráfico de influências, ideia que está longe da verdadeira essência desta actividade.
Martins Lampreia está empenhado em tornar esta actividade numa prática regulamentada e reconhecida em Portugal, já que trinta anos de democracia não alteraram mentalidades, apesar dos próprios governos a utilizarem na defesa dos seus interesses.
“O lóbi é uma actividade legítima e transparente que precisa ser regulamentada para que todos os seus praticantes possam ter um código de conduta e ética, pelo qual devem pautar o seu desempenho, bem como acesso à formação necessária” refere o autor.
Neste âmbito, no dia 16 de Março, às 12h30 terá lugar uma sessão de autógrafos na Universidade Autónoma de Lisboa, no decorrer do Seminário/ Workshop sobre “Comunicação Corporativa e Lóbi num Contexto Europeu”, onde Martins Lampreia será um dos oradores convidados.