Edit on Web, portal online de partilha e criação de conhecimento científico, literário e artístico, está a promover o Primeiro Concurso Edit on Web de Jornalismo Comunitário. A iniciativa, que pretende envolver todas as Universidades e Institutos Politécnicos do país em que se leccionem cursos de Comunicação Social ou de Jornalismo, tem como objectivo principal a promoção e divulgação da cultura e história locais, bem como de novas perspectivas críticas. Através da promoção do jornalismo comunitário (e regional), a Edit on Web propõe-se a divulgar uma nova consciencialização da cultura e identidade locais, vivas e específicas, bem como o seu enquadramento e relevo dinâmicos numa sociedade em constante mudança.

Paralelamente, pretende-se dar um espaço de divulgação da criatividade e do trabalho de estudantes universitários e de todos aqueles que se interessem por assuntos relacionados com a cultura local.

Pretende-se, pois, que os trabalhos apresentados a concurso se debrucem sobre a cultura local nas suas múltiplas vertentes, desde que contextualizados numa perspectiva que conjugue a visão histórica com aspectos contemporâneos da região, e que lhe são próprios e intrínsecos.

O prazo para entrega de trabalhos decorrerá até ao próximo dia 30 de Junho e o Prémio será anunciado, publicamente, a 15 de Setembro do corrente ano.